Nos inícios do século XX haviam artistas de circo que calcorreavam Portugal a mostrar as suas habilidades. Para comunidades que naquela altura pouco viajavam, seria certamente um motivo de grande curiosidade e espanto ver os números incríveis que o circo apresentava.
Na imagem abaixo, está registado o óbito de um bebé de nome Stoian, cujos pais eram originários do leste europeu, e eram domadores de feras.
Aqui fica a transcrição:
"Aos vinte e quatro dias do mez de Janeiro, do anno de mil nove centos e dez, às trez horas da tarde, n'este logar e freguesia de'Arazede, concelho de Montemor-o-Velho, diocese de Coimbra, falleceu um individuo do sexo masculino, de nome Stoian, de edade de oito dias, nascido e baptizado na villa de Cantanhede, d'esta diocese, filho legitimo de Stephanuich, digo, filho legitimo de Stephan Lukich e d'Anna Todoruich, domadores de féras de passagem n'esta localidade, o qual foi sepultado no cemiterio publico. Para constar lavrou-se em duplicado este assento, que assigno. Era ut retro. O prior Joaquim Maria Laranjeiro"
Commentaires